Descrição
A maior parte dos profissionais envolvidos na indústria do livro se especializou em atividades do mundo físico. Livros impressos, máquinas offset, eventos de lançamento em livraria etc.
Isto tudo mudou. O mercado expandiu. Hoje, uma parcela considerável do faturamento das editoras provém dos ebooks e, mais recentemente, dos audiolivros. Eventos presenciais são raros. Cada vez mais conteúdos multiplataformas fazem parte dos livros, principalmente os didáticos.
Para atender uma demanda crescente de editores que desejam se especializar no universo editorial digital, a LabPub desenvolveu o curso Master em Edição Digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais, abrangendo metadados, impressão sob demanda, eventos virtuais e podcasts, além dos livros digitais e dos audiolivros.
Especialistas em seus temas apresentam ferramentas e processos de trabalho que ajudam no dia a dia do profissional do livro, sempre com exemplos práticos.
O curso tem o conteúdo organizado em aulas gravadas, dando mais agilidade aos estudos, e aulas ao vivo para debater questões e tirar dúvidas com os professores. Além disso, há a presença da professora-tutora, que reforça o acompanhamento da turma.
Objetivo
O curso Master em Edição Digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais tem como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital, compreendendo as principais questões que envolvem a produção, comercialização e divulgação de livros em meios digitais.
Conteúdo
Módulo 1 – Introdução e mercado de eBooks (Professor: Fábio Uehara)
Conteúdo:
- Explicação de como funcionará o curso e sua dinâmica
- Visão geral dos conteúdos digitais para o mercado editorial
- Histórico do ebook no mundo e no Brasil
- Comparativo entre os mercados americano, europeu e brasileiro
- Modelos de comercialização, canais de venda e melhores práticas com as livrarias
- Diferenças dos arquivos do livro digital
Aula ao vivo: 01 de junho
Módulo 2 – Produção de eBooks (Professor: Fábio Uehara)
Conteúdo:
- Aulas teóricas e práticas de conversão
- Conceitos básicos de diagramação: considerações ao se planejar uma obra. Apresentação dos quatro princípios básicos e do vocabulário mais comum.
- Estruturação do texto – estilização: apresentação do ambiente do InDesign e a importância de se aplicar estilos ao texto. Dicas e truques
- Livro impresso versus livro eletrônico – possibilidades e limitações: entendendo as principais diferenças entre os dois formatos
- Diagramação na prática: aplicando os princípios apresentados. Recursos especiais do InDesign
- Exportação para o formato ePub3
Aula ao vivo: 16 de junho
Módulo 3 – Metadados (Professora: Cristiane Martins)
Conteúdo:
- Como funcionam os metadados; O que é recomendado e o que é proibido
- Melhores usos dos metadados
- Como ser “encontrável” nas plataformas digitais
- Palavras-chaves, BISAC e THEMA
- Quem pode/deve elaborar os metadados
- Pontos de atenção e dicas
Aula ao vivo: 30 de junho
Módulo 4 – Produção de Audiolivros (Professor: Clayton Heringer)
Conteúdo:
- Entendendo o ouvinte brasileiro
- Livro, ebook e audiolivro são concorrentes?
- Qualidade: produção simples até binaural
- O processo de produção: seleção, pré-produção, escolha do narrador, direção, edição, mixagem e masterização
- A excelência da curadoria (preparo do texto de audiolivro)
- Narração, dublagem, atuação?
- Temperamentos e interpretação (narração aplicada)
- Como fazer uma gravação
- Exemplos de gravação
- O processo de edição
- Programas e softwares para edição
- Modelos de comercialização e remuneração.
- Players do mercado nacional
Aula ao vivo: 14 de julho
Módulo 5 – Produção de conteúdo para redes sociais– áudio, vídeo e imagem (Professor: Fabio Uehara)
Conteúdo:
- Produção de conteúdos para redes sociais, seja em áudio, vídeo ou imagem
- Do e-mail marketing para estratégias em redes sociais ao book trailer e podcasts
- Book trailers, vídeos e canais de sucesso (casos Antofágica, Boitempo, Pipoca e Nanquim e outros)
Aula ao vivo: 31 de julho
Módulo 6 – Laboratório de produção de Podcast (Professor: Fabio Uehara)
Conteúdo:
- Por que criar um podcast
- Formatos e contexto do podcast
- Planejamento: etapas para a produção
- Softwares necessários (gravação remota)
- Programas de edição
- Criando um podcast na prática
Aula ao vivo: 31 de julho
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores

Fabio Uehara – Coordenação
Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando.
Convidados

Clayton Heringer
Cearense, produtor artístico e sócio da Tocalivros. Formado em Artes Cênicas e pós graduado em Direção e Dramaturgia. Trabalhou como ator, cenógrafo, professor, diretor, padeiro, figurinista, confeiteiro, iluminador, não necessariamente nessa ordem.

Cristiane Martins
Bibliotecária e especialista em metadados, Cristiane Martins tem mais de 10 anos de experiência no mercado editorial. Desenvolveu importantes projetos na área, colaborando para a implementação e o desenvolvimento da boa gestão dos metadados do mercado do livro no Brasil. Atualmente é Gerente de Produto da MVB Brasil.