Marketing com M maiúsculo

By 5 de agosto de 2020 Blog

Marketing com M maiúsculo

Coordenadora do curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, Tatiany Leite mostra que há muito o que fazer pela divulgação de livros, mesmo com verbas curtas. Fundamental conhecer e planejar.

Uma atuação de sucesso em marketing digital passa por: compreender as diferentes possibilidades para o mercado editorial no meio digital; conhecer e se beneficiar das inúmeras ferramentas disponíveis e as redes sociais, para os fins mais adequados; definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que você está inserido; elaborar ações que façam sentido dentro do seu segmento e de acordo com seu perfil de consumidor; estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina; definir os indicadores de desempenho e avaliar seus resultados. Não é pouco, nem é inalcançável. Para entrar nesse caminho de encontro com os leitores inscreva-se no curso MARKETING DIGITAL PARA EDITORAS, que começa dia 15 de setembro.

Coordenado por Tatiany Leite, criadora do canal Vá ler um livro, uma das profissionais mais requisitadas do meio editorial brasileiro, o curso terá a participação de vários outros importantes nomes do meio, em plena atividade. Ele funciona para aqueles que ainda não dominam as redes sociais e as principais ferramentas de marketing digital, como também para aqueles que já possuem experiência, mas encontram dificuldade de trocar conhecimento e conhecer as melhores práticas do mercado. Acompanhe um pouco do ponto de vista de Taty Leite a respeito do marketing nas editoras:

LabPub — Verba de publicidade e assessoria de imprensa costumavam ser a estrutura de divulgação necessária para uma editora. Ainda é assim? Ou apenas mudaram as tarefas, os meios?

Tatiany Leite — Durante muito tempo (e em alguns lugares ainda é assim), a verba considerada de marketing ia toda pra comunicação (sendo envios para imprensa, eventos ou espaço pago em jornais e revistas). Precisamos, de uma vez por todas, separar essas áreas e, mais do que isso, destinar um tempo para cada uma. Se antes já era difícil, imagina agora com o mundo todo olhando para internet. O conteúdo aumentou, as redes aumentaram e o trabalho também. É por isso (e outros fatores) que é tão importante entender como cada ferramenta funciona e trabalhar de uma maneira concisa, sem querer alcançar tudo de uma vez.

LabPub — Pensar grande com pouca verba: nos orçamentos dos livros, que não costumam ser altos, quanto o marketing costuma ocupar? É suficiente?

Tatiany Leite — Apesar de tempo ser dinheiro, não adianta trabalhar com o mercado editorial achando que vai ter a mesma verba que outras categorias/áreas. Quem trabalha com o livro, infelizmente, está acostumado a não ter muita verba e trabalhar com o que tem. Por isso, tem que ser suficiente. Mas é necessário um destinamento de verba que não pense só em pdv ou envio do livro para os comunicadores (imprensa + influenciadores). Também não adianta só sair postando, sem planejamento. Precisamos pensar a área do marketing digital como uma ÁREA, assim em maiúsculo.

Posts recentes

28 de novembro de 2023 in Blog

No próximo dia 2: XIX Fórum de Editoração, em São Paulo

Presencial e gratuito, o Fórum de Editoração desse ano terá três mesas sob o tema "As dinâmicas contemporâneas do mercado editorial", entre 9h30 e 17 horas, no MAC USP. Para…
Read More
21 de novembro de 2023 in Blog

Dani Costa Russo e Rafael Calça entre os cinco no Jabuti 2023

Mais um passo: livro editado por Dani Costa Russo e HQ com roteiro do professor Rafael Calça estão entre os cinco finalistas do Jabuti 2023 Dia 21 de novembro chegou…
Read More
13 de novembro de 2023 in Blog

ESTANTE: “O vestido de Afiya”, livro premiado pela FNJIL

Livro traduzido pelo editor e professor da LabPub Marcos Marcionilo ganhou prêmio de melhor tradução para crianças em 2023 Publicado pela editora Olho de Vidro, o livro é de autoria…
Read More

Nossos cursos

10 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 11

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
10 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução para Legendagem – Inglês-Português

O audiovisual é uma das indústrias que mais crescem no mundo. Tem aumentado constantemente a quantidade e a variedade de programas audiovisuais que precisam de legendagem e dublagem. Séries, vídeos…
Read More
10 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão Financeira de Editoras

Em geral os profissionais que não são da área financeira têm fobia de qualquer assunto que esteja relacionado a finanças e contabilidade. Não conseguem ouvir termos como capital de giro,…
Read More