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Descrição
Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários de editoras, dentre outros, todos os profissionais que gravitam o mercado editorial precisam estar cientes de que, não apenas a matéria-prima do seu trabalho, mas também o resultado dele, são protegidos e regulados por uma legislação específica.
Objetivo
Voltado ao mercado editorial, este curso é estruturado e modulado sob dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. O objetivo é demonstrar de que forma esses dois conceitos se tangenciam e que medidas devem ser adotadas para diminuir os riscos, melhorar o relacionamento com seus autores, descomplicar processos e maximizar o potencial de seu negócio com aquisições abrangentes e seguras.
Conteúdo
- Direito Autoral – Perspectiva histórica
- Breve história do Direito Autoral
- Conceitos gerais
- Legislação vigente e tratados internacionais ratificados pelo Brasil
- O que é protegido pela LDA. E o que NÃO é
- Estudo de caso
- As duas vertentes do Direito Autoral
- Direitos morais do autor
- Direitos autorais patrimoniais, sua duração e sua exploração por terceiros
- Disposições legais sobre a transferência dos direitos do autor
- Análise de caso
- Autoria X Titularidade
- Limitações aos Direitos Autorais
- Citação
- Reprodução de obras existentes em obras novas
- Copyleft, Creative Commons e outras tendências
- Contratos de Direito Autoral
- Contratos de edição
- Contratos de cessão
- Contratos de direito autoral firmados com PJs
- Elementos essenciais dos contratos de direito autoral
- Remuneração de Direito Autoral
- Prestação de Contas
- A gestão de Direitos Autorais e suas interações com as demais áreas da editora
- Direito de Imagem e Direito Autoral na Obra Fotográfica
- Estudos de caso
- Direitos autorais e direitos conexos: considerações breves sobre direitos autorais da obra musical
- Direitos autorais na obra audiovisual
- Noções gerais de negociações internacionais
- Compra e venda de direitos
- Prestação de contas e remessas de royalties ao exterior
- Como potencializar a geração de receita da obra protegida: adaptações, áudio-livros, clubes de assinatura, clubes de leitura, dentre outros
- Domínio público: oportunidades
- Normas legais relativas à publicação
Formas de pagamento
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
Sintia Mattar
Sócia-diretora da Trevisan | Mattar Consultoria em Direito Autoral, que assessora e presta serviços a editoras e outras empresas da indústria criativa, é especializada em Copyrights pela Harvard Law School, em Direito Autoral pela Associação Paulista de Direito Autoral-ASPI, e graduada em Administração de Empresas pela UnG-Universidade de Guarulhos. Participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995 e conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial tendo gerenciado as áreas de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac Naify. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Foi responsável pela disciplina Noções gerais de Direitos Autorais e Contratos no MBA em Publishing e no Curso de Formação do Editor, promovidos pela Casa Educação. A partir de Janeiro de 2018, tornou-se professora exclusiva da LabPub.